Quais segmentos do mercado pet que mais cresceram nos últimos anos?


O brasileiro tem uma relação de muito amor com os bichinhos. O apego é tanto que, em 2018, o país fechou o ano como o segundo maior mercado pet do mundo. Além dos pets shops, outros segmentos do mercado pet também cresceram.

Sucesso do mercado pet é resultado de mudança social


Somente em 2018, o mercado pet faturou R$ 20 bilhões, conforme relatórios da Euromonitor. O faturamento da área é resultado também, de uma mudança de comportamento social.


Os pets não são apenas animais para ficarem fora de casa, como funcionava no passado. Hoje, eles são nossos amigos e companheiros. Mais que isso, são integrantes da família. Portanto, quem disse que não podemos dividir a cama com os bichinhos, não é?

Com uma vida corrida e morando em apartamentos menores, as pessoas passaram a procurar, também, por animais menores. Se nem sempre há tempo de estar com os amigos, o cachorro ou o gato preenchem essa lacuna. O número de jovens morando sozinhos também é um incentivo a adotar um animalzinho.


Isso justifica, em partes, o grande sucesso do mercado pet no país.


Vamos conhecer os setores que mais cresceram nos últimos anos:


Pet Vet: Aqui entram os cuidados de saúde com os bichinhos. Hoje, já estão disponíveis planos de saúde para eles. Todo mundo que já passou por algum imprevisto com o animal, sabe que os procedimentos saem caros. Os planos costumam cobrir vacinação, consultas, cirurgias e internamento e barateiam o preço. A estimativa é que esse setor responda por cerca de 8% do faturamento.

cachorro dentro de um comedouro com rações

Pet Food: É, os donos de animais estão mesmo preocupados com a qualidade da alimentação dos bichinhos. Por isso, um dos setores que mais se destaca é o de comidas e bebidas.


Já existem no mercado cerveja para cachorros, sorvetes, churros, chocolates especiais, pois os pets não podem ingerir o chocolate comum, e molhos que acompanham a ração. Há, inclusive, padarias pets que atendem a demanda por comidas especiais. Nesses lugares, os donos também encontram opções agradáveis ao paladar.

cachorro fofo e lindo tomando banho com touca de banho

Pet Serv: Aqui, estão os serviços para os animaizinhos, como banho e tosa, creches para gatos e cachorros, hotéis, adestramento de animais e até funerárias. Aliás, os pets precisam de conforto após a morte. Por isso, o dono do animalzinho pode decidir se prefere enterrar ou cremá-lo.

Pet Care: Esse é um dos setores mais promissores e com faturamento de mais de 8% do montante. Entram na lista cuidados com os animais, produtos de beleza e higiene, acessórios e equipamentos.


Os tapetes higiênicos são exemplos de cuidado com o seu pet. Também fazem parte dos cuidados os comedouros especiais que facilitam a alimentação e os produtos grooming , que são aqueles voltados à estética do seu cachorrinho ou gatinho, como gel, escovas e rasqueadeiras. Afinal, eles também merecem uma aparência de grande estilo, pois são os melhores amigos dos seus donos.


Você já ouviu falar dos nossos tapetes higiênicos German Pad? Além de serem compostos por 6 camadas, eles garantem uma secagem extremamente rápida, mantendo a patinha do cão seca por mais tempo. Os tapetes higiênicos proporcionam enorme praticidade e conforto, não tem quem não ame!!


Como decidir em qual segmento do mercado pet devo investir


Se você está procurando um segmento de atuação, saiba que o setor de pet care está em alta. Hoje, os donos de pets procuram brinquedos exclusivos e que atendam às características dos animaizinhos, camas e colchões confortáveis e coleiras que não deixem o animalzinho escapar.


Se estiver em dúvida, faça uma pesquisa de mercado e descubra o quanto os donos de pets sentem falta de produtos específicos. Caso você já possua um pet shop, vale a pena entrevistar os clientes e perguntar a eles sobre as principais necessidades no mercado pet.


Agora que você já descobriu os segmentos em expansão, que tal montar o próprio negócio ou ampliá-lo? Faça seu cadastro e descubra tudo sobre os produtos e acessórios que oferecemos.