Pet Food: tudo o que você precisa saber sobre esse segmento do mercado pet


Os gastos com alimentação para pets foram de quase R$13 bilhões em 2017, mas nem todos os principais participantes do mercado estão se sentindo vitoriosos, em grande parte por causa de duas tendências que parecem ditar a atual indústria de alimentos para animais de estimação.

CACHORRO COMENDO NO COMEDOURO

Em primeiro lugar, a maioria dos donos de animais consideram seus animais de estimação como membros da família e estão dispostos a se esforçar para garantir que seus amigos peludos sejam bem tratados. Além disso, existe uma mudança de mentalidade na direção de buscar rações com componentes orgânicos e livres de sabores e ingredientes artificiais para os pets.


Em resumo, a ração marrom em formato de ossinho e a lata de pasta marrom com gosto de sardinha estão com os dias contados.


Embora essas tendências sejam um bom sinal para os muitos produtos de nicho que foram introduzidos nos últimos anos, os principais fabricantes de alimentos para animais de estimação estão começando a sentir os efeitos.


Grandes investimentos podem significar incertezas


Três dos maiores fabricantes mundiais de alimentos para animais de estimação fizeram investimentos significativos para expandir seus negócios nos últimos anos, mas esses investimentos podem não estar ocorrendo exatamente como esperado. Em abril, por exemplo, a General Mills comprou a Blue Buffalo por US$8 bilhões. Embora as vendas de ração para pets da General Mills tenham subido no último trimestre, o crescimento não correspondeu ao que a Blue Buffalo experimentou nos anos que antecederam a venda.


Na verdade, as ações da General Mills, da J.M. Smucker e da Nestlé caíram recentemente. A culpa disso não é apenas dos números de vendas pet food, no entanto. Alguns produtos alimentícios das empresas para humanos também estão com dificuldades por causa dessa mudança de mentalidade.


Animais de estimação menores podem significar lucros menores


Uma pesquisa divulgada em 2017 pela Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação) mostra que o tamanho dos animais de estimação tem impacto na indústria também. Segundo os dados, 50% dos cães de estimação em 2016 pesavam 12 kg ou menos.

CACHORRO E GATO COMENDO JUNTOS

E apesar de os cães ainda serem o animal de estimação mais popular no Brasil – o terceiro maior país do mundo em faturamento com alimentação para pets –, o número de animais pouco comuns, como coelhos, peixes ornamentais e aves canoras, e animais de estimação exóticos, como iguanas, cobras e aranhas está aumentando.


Alguns analistas acreditam que a popularidade crescente de animais de estimação menores pode corresponder a um potencial menor de vendas de alimentos para animais de estimação, já que animais menores consomem porções menores e isso tem preocupado muitas empresas do setor.


Em contrapartida, outros segmentos de produtos direcionados para animais pequenos como camas, comedouros


e guias, têm permitido que a indústria pet recupere grande parte da lucratividade perdida com produtos alimentícios.


O que vem por aí?


É claro que uma mudança na indústria de alimentos para animais de estimação está em andamento, mas muitos fabricantes podem estar se perguntando até que ponto eles devem se aventurar no reino das dietas extravagantes e ingredientes naturais. Afinal, ingredientes de alta qualidade vêm com preços mais salgados e alguns donos de animais não estão dispostos a pagar esse preço. Além disso, o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias para pet food do mundo (51,2%), enquanto Europa (18,5%) e EUA (7%) podem lucrar muito mais.


À medida que o mercado continua a crescer e a variedade de animais de estimação que as pessoas trazem para suas casas aumenta, caberá aos fabricantes e varejistas, novos e estabelecidos, refazerem suas estratégias de crescimento com base em tendências emergentes.

Por falar em tendências, a Braspets enfrenta as dificuldades do mercado trazendo as principais novidades em produtos pet do mundo por um preço extremamente competitivo.

Confira nossos produtos, preços e condições especiais!