Mercado pet e os produtos sustentáveis: conheça um pouco mais sobre essa tendência

O Brasil está entre os países que mais consomem produtos e serviços de lazer e bem-estar animal. Dessa maneira, a quantidade de animais domésticos nos lares brasileiros torna o mercado pet bastante competitivo.

Cachorro e Gato- "Mercado pet e os produtos sustentáveis: conheça um pouco mais sobre essa tendência"- Braspets

Além disso, novas tendências como os produtos sustentáveis obrigam os pet shops e outros comércios similares a se reinventarem para conquistar um público que acessa um número cada vez maior de opções.


Confira a seguir algumas das principais características dessa tendência e saiba como aplicá-la em seu negócio. Vem!


Como a preferência crescente por produtos sustentáveis afeta o mercado pet brasileiro?


Demanda por itens mais saudáveis e sustentáveis:


Os movimentos que reclamam por processos industriais mais responsáveis e pela diminuição do uso de agrotóxicos e produtos químicos desempenham um papel protagonista nessa nova tendência.


O veganismo e a busca por alimentos orgânicos foram um dos primeiros a estenderem essa preocupação aos itens que são oferecidos aos animais de estimação.

Cachorro Vegano- "Mercado pet e os produtos sustentáveis: conheça um pouco mais sobre essa tendência"- Braspets

Não por acaso, as primeiras iniciativas partiram de pequenos negócios e empreendimentos que tem como principal atributo e diferencial competitivo a criação de marcas eco-friendly, a produção local e o processo artesanal.


Logo, o uso de matéria prima reciclável, materiais biodegradáveis, alimentos orgânicos para a fabricação de petiscos e rações naturais, diminuição ou eliminação de aditivos químicos e/ou corantes atendeu ao desejo de se fazer um consumo mais sustentável e de levar maior qualidade de vida para o pet.


Esse novo nicho do mercado pet surgiu para cobrir as demandas que as grandes marcas e empresas até então não estavam atendendo satisfatoriamente.


Valorização do animal de estimação enquanto companheiro da família


Outro ponto fundamental para entender o cliente desse setor está na profundidade do vínculo criado com gatos e cachorros, que agora ocupam um status de membros e companheiros da família.


Assim, a busca por alimentos e itens confiáveis para proporcionar qualidade de vida aos peludos se torna algo mais sério e preponderante, já que surge o desejo e a preocupação em estender a expectativa de vida do pet.


Aliado aos valores pessoais, a priorização por selos verdes e produtos mais saudáveis vem para complementar os critérios mais relevantes na hora da escolha e compra.


Sustentabilidade como tendência global


A preocupação em estabelecer um estilo de vida e de consumo mais sustentável é uma tendência global.


Os indivíduos que assumem uma atitude mais crítica e responsável passam a ampliar essa lógica para outros setores e os cuidados com os animais de estimação não são diferentes.


Assim, a melhor forma de atender a essa necessidade é ampliar a gama de produtos oferecidos nos comércios pet.


A preferência por marcas que apresentam uma imagem mais verde na sociedade, por exemplo, é uma forma de aumentar a competitividade no mercado pet.


Outra opção é a parceria com pequenas empresas nacionais e iniciativas que oferecem marcas eco-friendly para atrair a atenção do cliente que busca um consumo mais consciente.


Agora que você já está por dentro da tendência dos produtos sustentáveis no mercado pet, que tal conhecer a nossa linha de produtos? Cadastre agora, para ter acesso à loja e aproveite! Confira já as nossas condições especiais, para poder oferecer os melhores produtos para os seus clientes!