Conheça as formas mais corretas de escovar o pelo do seu pet


Não é apenas uma questão estética, já que uma boa escovação evita o acúmulo de pelos. Desta forma, o pet se torna menos suscetível a abrigar tipos de parasitas que afetem a saúde. Além disso, reações alérgicas causadas pelos excessos na pelagem também são evitadas.

Grooming- "Conheça as formas mais corretas de escovar o pelo do seu pet"- Braspets

Como escovar o pelo do pet corretamente


Para quem pretende aprender a escovar o pelo do animal de estimação corretamente, é importante ficar atento a alguns detalhes. O primeiro passo é saber as características da pelagem do bichinho, porque isso influenciará, posteriormente, na escolha da escova a ser utilizada.

Cachorro Grooming- "Conheça as formas mais corretas de escovar o pelo do seu pet"- Braspets

Por isso, é fundamental que haja uma análise sobre o pet. Se o dono precisar de ajuda para identificar qual o tipo de pelo, pode pedir ajuda a um especialista em um pet shop ou mesmo a um veterinário. As principais diferenças serão vistas na espessura, com espécies que possuem a pelagem mais fina, outras mais grossas. O tamanho também varia bastante.


De qualquer forma, tudo isso precisa ser visto antes de escolher a ferramenta correta para a escovação. Sabendo as características dos pelos, chega a hora de comprar o objeto correto. Mais uma vez, o dono provavelmente precisará da ajuda de uma equipe capacitada no pet shop.


Tipos mais comuns de escovas


Existem alguns tipos mais gerais e comuns de escovas. Claro que cada marca promoverá um detalhe diferente, mas, no geral, as características são semelhantes.


RASQUEADEIRA- "Conheça as formas mais corretas de escovar o pelo do seu pet"- Braspets
  1. Rasqueadeira: um dos objetos mais comuns para escovar o pelo dos pets é a rasqueadeira. Pode ser usada em vários tipos de pelagem, o que facilita seu uso. Uma diferença é o seu material, podendo ser de borracha, melhor para pelos curtos, ou até de aço, para pelagem mais longa;

ESCOVA- "Conheça as formas mais corretas de escovar o pelo do seu pet"- Braspets
  1. Pentes e escovas: assim como fazemos nos cabelos do ser humano, os pentes podem ser opção para escovação dos bichinhos. É mais usado em animais de pele sensível, já que o objeto não passa pelo corpo com tanta intensidade. As escovas são uma pedida boa para pets com pelagem média e mais grossa.


Como escovar o pelo do pet


Depois de conhecer as características do bichinho e de comprar a escova correta, os donos precisam saber como realizar o procedimento. É importante identificar o sentido do pelo e em que direção cresce.


Com isso, primeiro, a escovação deve ser feita em direção ao crescimento, para depois o movimento contrário ser feito. Ao identificar possíveis nós na pelagem, é importante que sejam desfeitos, para não machucar o pet. Assim, deve-se começar o processo pela ponta dos pelos, para depois chegar próximo à pele. No caso de realizar a escovação logo após o banho, é importante que seja feita a secagem do pelo antes de tudo.


A região da cabeça costuma ficar seca mais rápido, então, pode ser uma boa opção para começar a escovar.


Pente Metal- "Conheça as formas mais corretas de escovar o pelo do seu pet"- Braspets

Estes são alguns detalhes sobre as melhores práticas na hora da escovação dos pets. Desde o conhecimento das características do pelo, passando pela compra dos objetos corretos, até chegar à forma de realizar a ação, tudo passa por um processo detalhado.


Parece fácil, mas acredite, não é! Uma boa ideia é contar com a ajuda de especialistas, como pessoas que trabalhem em pet shop ou veterinários. Gostaria de contar com os produtos certos para este tipo de ação? Conheça nossa marca GermanHart e a linha completa de produtos de grooming, tapetes higiênicos, cata-caca, comedouros... Você com certeza vai amar! Cadastre-se no site da Braspets e tenha um acesso exclusivo a todos os nossos produtos!