Como produtos de qualidade podem trazer mais segurança para as clínicas veterinárias?

Muitas clínicas veterinárias, hoje em dia, possuem também pet shops. A estratégia é levar o cuidado animal a um novo patamar e, ao mesmo tempo, oferecer produtos de qualidade. Esse é um fator decisivo para a fidelização de clientes. Portanto, o local onde esses produtos foram adquiridos deve ser referenciado. Afinal, isso passa segurança aos clientes para divulgarem os estabelecimentos a outras pessoas.


Mais do que se importar com a marca, a estratégia é uma forma de garantir a saúde e o bem-estar dos consumidores finais dos produtos – os animais. Por isso, a qualidade é essencial.



Mas, como os produtos podem trazer mais segurança para as clínicas veterinárias que os vendem? Vejamos no decorrer do artigo.


Como produtos de qualidade podem garantir mais segurança e saúde para animais de estimação?


O mercado para pets anda aquecido. Muitos donos de animais de estimação têm procurado por produtos que deixam seu bichinho mais saudável e feliz. Sendo assim, é importante que um pet shop tenha seus estoques abastecidos com produtos de qualidade. Como exemplo de produtos podemos citar: ração, medicamentos e, obviamente , os acessórios.


A resolução 1.069/2014, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, determinou que todo pet shop será responsabilizado pelo bem-estar dos animais que consumirem seus produtos. Os estabelecimentos também são responsáveis pela higiene e bem-estar dos animais que estão à venda no local.

Houve um aumento significativo na quantidade de itens à venda nesses estabelecimentos devido à grande procura, de acordo com pesquisas do Instituto Pet Brasil. Os consumidores estão cada vez mais de olho e preocupados, também, em adquirir somente produtos de qualidade para garantir a saúde e a segurança de seus animais. Afinal, as pessoas andam cuidando mais de seus pets e procuram produtos seguros para eles.


No caso dos cosméticos para pets, por exemplo, o consumidor moderno verificará se não há exageros nas formulações dos shampoos antes de comprar qualquer produto. Uma das características observadas é a fragrância, que não deve ser muito forte, principalmente para gatos que são hipersensíveis. Para esses animais, a recomendação é utilizar produtos hidratantes e neutros, com cheiros suaves ou mesmo sem cheiro. Isso evita que o pet tenha qualquer tipo de alergia.


É sempre importante checar a procedência do fornecedor. Ao adquirir produtos para seu estoque, verifique se a empresa possui autorização para trabalhar com os itens e se esses estão registrados no Ministério da Agricultura.


Como você pode escolher os melhores produtos para o pet shop de sua clínica veterinária?


Para escolher produtos de qualidade para o seu pet shop, é importante ter em mente as seguintes dicas:


Escolha produtos cosméticos duráveis


Na questão de produtos de uso externo, como cosméticos, é importante verificar a sua durabilidade. Se a fragrância é durável e balanceada (pois não pode ser muito forte); se um shampoo cumpre o que promete nos efeitos, como brilho do pelo e maciez; se rende mais; se é econômico, etc. Para um produto que vai custar caro ao bolso do consumidor, é importante ter durabilidade e economia.


Cuidado ao comprar itens de farmácia pet


Se o seu animal precisa de cuidados médicos, é importante que o pet shop ofereça medicamentos de boa procedência e com garantia. Evite comprar produtos, principalmente medicamentos, de fornecedores que não possuem todas as licenças e os testes que garantem a qualidade e a procedência. Evite também lojas internacionais, como o “AliExpress”.



Tanto itens cosméticos quanto os de farmácia devem passar por testes de qualidade, pois é a saúde do seu pet que está em jogo.


Medicamentos para o combate de pulgas e vermífugos são os mais procurados, pois são mais frequentemente usados. Esses precisam ter autorização para serem vendidos, pois passam por testes. Somente administre em seu pet shop medicamentos de boa procedência.


Alimentação sempre de qualidade


Os animais de estimação precisam se alimentar bem para que possam se manter saudáveis e bem nutridos. Dessa forma, os pet shops devem oferecer uma ampla variedade de rações de qualidade, balanceadas, tipo Super-Premium e de boa procedência.


Atenção mais que especial aos acessórios


Não é qualquer “brinquedinho” que é próprio para os animais de estimação. Se o item não for adequado, pode deixar o animal ainda mais ansioso. As peças escolhidas devem estimular os sentidos e auxiliar no desenvolvimento do pet. Fora que obviamente, devem ser totalmente seguros para garantir o passeio e a brincadeira!

As guias retrateis Flexi, por exemplo, são fabricadas na Alemanha e são consideradas as mais seguras e duráveis do mundo.


Por que isso importa? Uma guia sem referência pode se romper a qualquer momento, o que coloca o cachorro em risco. O bichinho pode fugir ou, até mesmo, ser atropelado.


Além disso, a borracha dos brinquedos deve ser adequada, pois o animal irá mordê-la. Se for feita de material tóxico, por exemplo, o cachorro pode ter problema de saúde.


No caso de camas de enchimento, dependendo do material, o pet pode sofrer alergias.


Na fase mais elétrica, quando o animal está se desenvolvendo, é importante adquirir brinquedos não muito rígidos, para proteger a dentição dos pets. Ou seja, os produtos que você escolhe têm influência na qualidade de vida dos bichinhos.


Se você é dono de pet shop, não deixe de seguir essas dicas. Dessa forma, além de lucrar mais, você terá uma boa reputação, o que certamente impulsiona seu negócio e atrai mais clientes.


Gostaria de receber mais dicas sobre o mercado pet? Assine nossa newsletter! Para saber mais sobre nossos produtos, deixe seus dados, como CNPJ, nome, e-mail e telefone, que entraremos em contato.