Cachorros e fogos de artifícios: como acalmar o pet nesse momento?


As festas de fim de ano estão chegando e com elas chegam também os fogos de artifício. Apesar de ser um momento de diversão para as pessoas, os pets não acham esse momento nada agradável. Por terem a audição sensível, cães e gatos sofrem com o barulho dos fogos, especialmente os primeiros. Saiba como acalmar o seu pet nesta situação.

Cachorros e Figos de artifícios- "Cachorros e fogos de artifícios: como acalmar o pet nesse momento?"- Braspets

O que fazer antes da chegada das festas


Os tutores dos pets devem saber que algumas medidas antes das festas podem ajudar o animal a se acostumar com o barulho. Existem várias situações durante o ano, em que ocorre a queima de fogos em menor intensidade. Isso acontece, por exemplo, durante jogos de futebol. Por isso, essa é uma boa oportunidade de trabalhar o medo do animal.


Uma dica, é associar coisas positivas com o momento em que há a queima de fogos. Um exemplo, é sempre dar um petisco para o animal quando o barulho começar. Outra ideia, é brincar com ele neste momento, assim, ele pode ir aos poucos assimilando que o barulho não significa algo ruim.


O que fazer durante a queima de fogos


No momento em que há barulho de fogos de artifício, é importante que o animal tenha companhia. Deixá-lo sozinho nessa situação, pode aumentar o seu medo e fazer até mesmo com que ele destrua coisas na casa. Caso seja necessário viajar ou sair de casa, é essencial planejar para que o animalzinho fique em um local seguro.


Ele deve ter um espaço onde se sinta seguro para se refugiar. Pode ser embaixo da cama, em uma casinha ou até uma caixa de papelão. Caso ele se dirija a algum destes locais, o tutor não deve impedi-lo. Nada de levá-lo para fora de casa!


Outra dica importante, é não tentar acalmá-lo passando a mão nele. Isso, ao contrário do que as pessoas pensam, pode fazer com que sinta mais vulnerável.


Há, ainda, técnicas recomendadas para diminuir a incidência do barulho. Uma delas é colocar algodão no ouvido do animal para diminuir a intensidade do som. É interessante também, fechar todas as janelas para abafar os ruídos.


Para finalizar, uma ótima dica é colocar uma música relaxante no ambiente, enquanto o barulho de fogos acontece. Existem alguns canais de televisão voltados para os pets com programas específicos para acalmá-los. Outra forma de encontrar as músicas é procurar por playlists no YouTube ou Spotify.

Cachorros e Figos de artifícios- "Cachorros e fogos de artifícios: como acalmar o pet nesse momento?"- Braspets
"Tenha consideração, alguém no seu bairro tem medo de fogos de artifício"

Produtos que podem ajudar a acalmar o pet


No mercado pet, existem alguns produtos que podem ajudar a deixar o animal mais aliviado. Alguns deles são os óleos essenciais ou florais. São produtos desenvolvidos especialmente para aliviar a ansiedade ou o medo de barulhos intensos. Porém, é importante ter cuidado. O produto deve ser específico para animais e é importante seguir corretamente as instruções.


Há, também, alguns coletes ou faixas que estimulam alguns pontos específicos no corpo do animal. Isso ajuda a deixá-los mais relaxados. Esta técnica é chamada Tellington Touche e pode ser bastante útil para os pets medrosos.


Vale lembrar que é essencial colocar uma placa de identificação nos animais que têm medo. Na hora da queima de fogos, eles podem tentar fugir ou se esconder em locais distantes. Portanto, é importante deixar o animal bem identificado, caso ele se perca.


Para conhecer outros itens que podem ajudar a acalmar os pets conheça nossa linha de produtos, que vai desde produtos de higiene e grooming, até brinquedos super divertidos para distrair o seu pet na hora dos fogos. Confira e aproveite! braspets.meuspedidos.com.br.