Arranhadores: por que eles são importantes para as unhas dos gatos?

Quantos furos existem em seu sofá? Se você tem um gato como membro da família, provavelmente nem saberá responder a essa pergunta, não é? Os bichanos adoram afiar as unhinhas e quando não encontram os arranhadores pela casa, fazem isso no sofá, na sua cama e deixam até o estofado das cadeiras com um "toque especial", cheio de furinhos.

gato fofo brincando com arranhador

Claro que quem adota um bicho de estimação já sabe que precisa estar preparado para que isso aconteça em seu lar. Os tutores mais apaixonados até acham fofa a nova decoração dada pelo gatinho, aos móveis da casa.



Porém, para quem não sonha em ter os móveis todos arranhados, é possível amenizar este comportamento ao oferecer arranhadores para os bichanos.



O que acha de equipar a sua casa e deixá-la ainda mais especial para o seu pet? Saiba mais sobre as garras do seu felino e sobre os benefícios dos arranhadores para a vida deles.



Arranhadores são úteis para as garras

Antes de saber mais sobre a importância dos arranhadores, é importante que você conheça um pouco sobre as unhas dos gatinhos. Elas podem até causar furinhos nos sofás, mas para os bichanos elas são essenciais.

As unhas são instrumentos de defesa, ajudam o pet a se equilibrar, a se segurar quando salta e até para demarcar território, ao arranhar as coisas.


Por serem muito úteis para eles, ficam escondidas e só são mostradas quando ele quer ou quando vai usar as garras para alguma finalidade.

Assim como as unhas dos cães, as garrinhas dos gatos têm pequenos vasos sanguíneos e, por isso, não devem ser totalmente cortadas, somente aparadas.


No geral, eles mesmos as desgastam quando arranham as coisas, então a necessidade de aparar é só um complemento ao desgaste natural da unha, e deve ser feito somente quando as unhas estão grandes ou afiadas demais, e acabam arranhando os donos.

Em alguns casos, é preciso cortar ou lixar apenas as pontinhas. Utilize sempre uma tesoura ou alicate especificos para unhas de gato, para garantir a segurança deles.

Isso deve ser feito com cuidado, pois caso a pessoa corte demais, causará dor e sangramento no bichano.


O melhor mesmo é oferecer um local adequado para que eles se divirtam arranhando e gastando as garrinhas.


Você já comprou arranhadores para o seu gatinho?



Vantagens dos arranhadores para gatos


Ainda está em dúvidas se deve ou não comprar um arranhador para o seu gatinho de estimação? Então confira algumas das vantagens de ter arranhadores para gatos em casa:

Evita que eles estraguem os móveis


É possível atrair o felino para o arranhador usando, por exemplo, catnip (erva de gato). Se ele gostar do brinquedo e notar que pode ser um local interessante para arranhar, ele trocará os seus móveis pelo arranhador novo e todo mundo sairá ganhando!

Vale lembrar que é comum os bichanos, com o passar do tempo, enjoarem do brinquedo e voltarem a procurar o sofá para afiar as unhas.


Isso acontece pois o instinto natural de caça dos gatos fazem com que ele esteja sempre explorando novos locais e mudando sua rotina, e por isso acabam muitas vezes se cansando de usar o mesmo produto ou local de afiar as unhas.


Por isso, quando notar que o felino não quer mais arranhar, tente limpar bem o brinquedo e colocar catnip de novo nele.


Caso não dê certo, é hora de comprar arranhadores novos de presente para ele.


Bem-estar


Como é da natureza do gato para demarcar território, ter um local a mais para fazer isso proporcionará mais conforto ao seu gatinho.

Além disso, muitos arranhadores acompanham um brinquedo ou uma toquinha, que ainda servem de diversão.


Outro ponto importante é que ao arranhar ele estica o corpo. O ato acaba servindo como um bom alongamento para o bichano, que se sente muito bem ao fazer isso.


O seu gatinho merece ou não um arranhador novo?


Visite nossos produtos e escolha um arranhador novo de presente para ele!